Google

domingo, 6 de dezembro de 2009

Série B acaba e fim da Série A ainda motiva clubes


O Campeonato Brasileiro da Série B acabou no último fim de semana e única novidade ficou por conta do rebaixamento do Juventude. Antes, já sabíamos do título do Vasco, além do acesso de Guarani, Ceará e Atlético-GO. Os outros três rebaixados para a Série C de 2010 também já estavam definidos antes mesmo de sábado: ABC, Campinense e Fortaleza. O Vasco ganhou a competição com propriedade, mas cabe ressaltar que era pura obrigação, nada mais do que isto. Creio que a festa da torcida foi exagerada para um título tão pequeno para a grandeza do clube. Para mim, o sentimento de alívio e de dever cumprido bastava. E ponto final.

Já na Série A, a disputa pelo título nacional ainda motiva os clubes para a última rodada, diferentemente de outros anos do campeonato de pontos corridos. O Flamengo leva vantagem, mas todo cuidado é pouco. O rubro-negro precisa apenas vencer o Grêmio, no Maracanã, para comemorar o hexacampeonato (nota: segundo a CBF, entidade máxima do futebol brasileiro, seria o penta) sem depender de outros resultados. Esta tarefa está sendo encarada sem seriedade pela maioria dos torcedores. Afinal, se o Grêmio ganhar, pode dar de lambuja o título para o seu maior inimigo, o Internacional. Uma observação: sou totalmente contra a atitude da torcida gremista, que vem pedindo para o time entregar o jogo e, consequentemente, o campeonato para o Flamengo. Os cariocas têm condição de vencer a partida sem depender disto. O Brasileirão de 2009 não precisa – e não pode – ser manchado por tão pouco.

Os antes badalados e temidos clubes de São Paulo correm por fora para levantar o caneco de 2010. Apesar de Palmeiras e São Paulo terem o mesmo número de pontos do Inter (62), os gaúchos levam vantagem pelo número de vitórias: 18, contra 17 dos dois.

O Internacional encara, em casa, o praticamente rebaixado Santo André. O Palmeiras, terceiro colocado, vai ao Rio de Janeiro jogar contra o Botafogo, que precisa vencer para escapar da degola. O São Paulo joga diante de sua torcida contra o lanterna e já rebaixado Sport.

Resumindo, o próximo fim de semana será de muitas emoções para quem gosta de futebol em todo o Brasil. Flamengo, Inter, Palmeiras e São Paulo. Qual torcida soltará o grito de “É campeão”? E qual clube se juntará a Sport e Náutico na Série B de 2010? Santo André, Botafogo, Coritiba ou Fluminense? Façam suas apostas!

***

A coluna foi escrita por mim e está originalmente no seguinte endereço: http://prosaemverso.com.br/index.php/2009/12/03/serie-b-acaba-e-fim-da-serie-a-ainda-motiva-clubes/

Conheça o Prosa em Verso!

Nenhum comentário: