Google

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A polêmica do voto pela internet do COB


No início desta semana aconteceu a décima edição do Prêmio Brasil Olímpico, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os atletas que mais se destacaram em suas modalidades foram premiados no Oscar do esporte brasileiro. A escolha dos melhores das 42 modalidades esportivas foi feita por personalidades, dirigentes e jornalistas ligados ao esporte. Esse mesmo júri indicou três atletas masculinos e três femininos para concorrer ao prêmio de atleta do ano, e a decisão ficou na mão do público, que votou pela internet. E é aí que a polêmica começa.

Neste ano, o nadador César Cielo e a judoca Sarah Menezes foram os vencedores. Cielo já era o favorito, e não restavam dúvidas de que ele seria o vencedor. Recentemente, o nadador bateu o recorde dos 50m livre. Nada mal, não é mesmo? Mas… quem é Sarah Menezes?

Confesso que fiquei assustado ao saber que a judoca do Piauí tinha sido eleita pelo voto popular como a melhor atleta do ano. O susto foi ainda maior porque Poliana Okimoto, das maratonas aquáticas, era a franca favorita. Poliana deixou o Maracanãzinho, local da cerimônia, sem o troféu e indignada com o resultado.

A polêmica veio logo à tona. No mesmo dia, sites de todo o país noticiavam que governador do Piauí, Wellington Dias, fez uma forte campanha pela atleta. O político usou o programa “Falando com o governador” para pedir votos e a agência de comunicação do estado também fez uma campanha maciça nas rádios do Piauí em favor de Sarah Menezes.

Creio que, com esta atitude, chegou a hora do COB mudar o sistema de votação do melhor atleta do ano. Não tenho absolutamente nada contra a atleta, mas não acredito que ela tenha sido merecedora do prêmio. Para quem não sabe, Sarah Menezes tem 19 anos e é bicampeã mundial juvenil de judô.

O sistema de votação do COB, que permitia que o internauta votasse quantas vezes quisesse, foi alvo de duras críticas por parte dos próprios atletas. O marido e também treinador de Poliana Okimoto se sentiu prejudicado e chegou a afirmar que o resultado foi “injusto”. O vencedor masculino, César Cielo, também usou o mesmo argumento para tentar explicar o resultado.

O governador do Piauí disse que as críticas fazem parte de um preconceito que o Brasil tem contra o estado. Não concordo. Já Sarah Menezes preferiu não entrar na polêmica e ignorou os comentários. Quem cala consente…

***

A coluna foi escrita por mim e está originalmente no seguinte endereço: http://prosaemverso.com.br/index.php/2009/12/24/a-polemica-do-voto-pela-internet-do-cob/

Conheça o Prosa em Verso!

Nenhum comentário: