quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Flamengo garante o título do Brasileirão 2009
Depois de nove anos, o Campeonato Brasileiro voltou a ser conquistado por um clube do Rio de Janeiro. No último domingo, o Flamengo cumpriu o seu papel e venceu o Grêmio num Maracanã repleto de rubro-negros por 2 a 1. O resultado bastou para o caneco retornar à Cidade Maravilhosa. O Vasco também fez o seu papel em 2000, no mesmo estádio, ao vencer o São Caetano.
Entre 2001 e 2008, seis títulos foram conquistados por clubes de São Paulo, com Corinthians (1), Santos (2) e São Paulo (3). Apenas Atlético Paranaense, em 2001, e Cruzeiro, em 2003, quebraram essa verdadeira hegemonia.
Será que o futebol carioca voltará aos seus tempos de glória? Esta é uma pergunta difícil a ser respondida. Já estamos cansados de escutar ou ler o clichê que diz que “o futebol é uma caixinha de surpresas”. Concordo. Nem sempre a equipe mais bem estruturada vence, nem sempre a equipe com o melhor time ganha. Não estou dizendo isso para desmerecer o título do Flamengo, muito pelo contrário. Isso acontece em todos os campeonatos em todo o mundo. O exemplo mais claro e recente é o da Copa do Mundo de 2006. O Brasil era o franco favorito e o que se viu foi uma lambança vergonhosa.
O Flamengo de 2009 mereceu o título do Campeonato Brasileiro. A arrancada do time no segundo turno foi espetacular, principalmente pelas exibições de gala do sérvio Dejan Petkovic e dos gols do artilheiro Adriano, o “Imperador”. Isso sem esquecer das boas defesas do goleiro Bruno e das excelentes roubadas de bola do chileno Maldonado. O zagueiro Ronaldo Angelim, autor do gol da virada no último domingo, também não pode ser deixado de fora. As suas exibições foram de uma regularidade de fazer inveja aos zagueiros de qualquer time ou seleção.
O Rio de Janeiro, no entanto, não teve como única surpresa o Flamengo. O Fluminense também deu um show à parte nas últimas rodadas. Para quem já dizia que o tricolor carioca iria disputar a Série B em 2010, acabou se decepcionando com as vitórias seguidas do time das Laranjeiras. O técnico Cuca mexeu praticamente em toda a equipe que vinha jogando até então. Apenas o argentino Conca permaneceu. Como esse gringo joga bola!
O Botafogo, outro sério candidato ao rebaixamento, também cumpriu o seu papel na última rodada e venceu o Palmeiras em casa por 2 a 1. A vitória ainda tirou o time paulista da Libertadores de 2010. Pobre Muricy Ramalho! O agora treinador palmeirense deve estar com saudades do seu antigo clube, o São Paulo. Após três títulos seguidos, Muricy passou uma temporada em branco.
Já o Vasco, venceu a Série B e está de volta à elite do futebol nacional. O time cruzmaltino não fez mais do que a obrigação, e os torcedores esperam por dias melhores em São Januário. Léo Gago, ex-Avaí, e Élder Granja, ex-Sport Recife, foram contratados e já se apresentaram ao clube. Rafael Coelho, do Figueirense, um dos artilheiros da Série B, está bem próximo de ser anunciado. Resta saber quem vai comandar a caravela vascaína em 2010. Que os ventos continuem soprando a favor dos times cariocas no ano que vem. O futebol brasileiro agradece.
***
A coluna foi escrita por mim e está originalmente no seguinte endereço: http://prosaemverso.com.br/index.php/2009/12/10/flamengo-garante-o-titulo-do-brasileirao-2009/
Conheça o Prosa em Verso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário