Google

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sortudo Glorioso Alvinegro

Vasco e Botafogo decidiram, no último domingo, o primeiro turno do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro – a Taça Guanabara. Os times já haviam se enfrentado pela terceira rodada da competição. Na ocasião, o Gigante da Colina goleou o Alvinegro por 6 a 0, com direito a três gols de Dodô. Até a decisão, o favoritismo apontava para o time cruzmaltino, até pelo fato de os jogadores comandados pelo técnico Vagner Mancini estarem invictos: apenas dois empates, um na semifinal contra o Fluminense (0 a 0, mas vitória nos pênaltis) e 2 a 2 contra o Madureira, na última rodada da fase classificatória.

O Botafogo, por sua vez, garantiu a sua participação na semifinal na última rodada, diferentemente dos outros três grandes do Rio. Perigava ser o Madureira o adversário do Flamengo na Quarta-Feira de Cinzas. No confronto contra o Glorioso, o Império do Amor, nome dado ao ataque rubro-negro formado por Vagner Love e Adriano, o Imperador, pouco fez. Então, de virada, o Alvinegro, comandado pelo treinador Joel Santana, foi à final.

Os vascaínos, campeões da Série B de 2009, queriam muito o título da Taça Guanabara. Desde 2004 o time da cruz de malta não decidia um turno do Estadual. A maioria da torcida apostava as fichas em Dodô, artilheiro do campeonato, com sete gols. Entretanto, a expectativa de ver um gol do camisa 10 foi por água abaixo. O artilheiro dos gols bonitos não jogou bem e, na chance que teve cara a cara com o goleiro do Botafogo, sequer conseguiu finalizar.

O Vasco mandou no jogo, principalmente no primeiro tempo. A falta de sorte ou pontaria por parte dos cruzmaltinos foi crucial. O Botafogo abriu o placar após bobeada da defesa vascaína. Com o gol, os jogadores do Vasco se desesperaram. O volante Nilton foi expulso após uma entrada desleal em Caio, que acabara de entrar. O jovem jogador do Alvinegro admitiu nesta semana que “fingiu um pouco” no lance, mas o árbitro acertou ao expulsar o atleta vascaíno.

Com um a menos em campo, o Vasco perdeu a tranquilidade. A chance que tinha de, ao menos empatar a partida para levar para os pênaltis, acabou na expulsão de Nilton. Quase no fim do jogo, o zagueiro Titi foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo. Ele puxou o atacante Loco Abreu na pequena área. Pênalti marcado, pênalti convertido. O uruguaio bateu bem para ampliar e garantir a Taça Guanabara para os botafoguenses.

Sortudo Glorioso Alvinegro. Zebra até mesmo no uniforme. De azarão a campeão. Viva o técnico Joel Santana, o “rei do Rio”.

***

A coluna foi escrita por mim e está originalmente no seguinte endereço: http://prosaemverso.com.br/index.php/2010/02/25/sortudo-glorioso-alvinegro/

Conheça o Prosa em Verso!

Nenhum comentário: