Google

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil vacila e volta da África do Sul sem o hexa

Não foi desta vez que o Brasil garantiu o hexacampeonato mundial. Depois de um bom primeiro tempo, a seleção brasileira deu bobeira na segunda etapa e acabou perdendo para a Holanda por 2 a 1. De virada, o que é pior. O filme da Copa passada foi repetido: os brasileiros foram eliminados nas quartas de final.

Em 2006, o Brasil perdeu para a França, que foi derrotada na decisão pela Itália. Neste ano, tanto os franceses quanto os italianos foram embora mais cedo. As duas seleções foram eliminadas logo na primeira fase. O Brasil, franco favorito ao título, não fez vergonha, mas sucumbiu após a primeira derrota na competição. Justo quando não podia perder.

É bem verdade que os jogadores brasileiros não convenceram, mas qual seleção convenceu? Acho injusto culpar o Dunga pelo fracasso. O Brasil podia, sim, ter matado o jogo desta sexta-feira logo no primeiro tempo. Então, culpa de quem? Dos jogadores. Os brasileiros voltaram apáticos para o segundo tempo. A Holanda soube aproveitar essa apatia tupiniquim.

Após o primeiro gol, de falha grosseira de Felipe Mello e Julio César (melhor goleiro do mundo na atualidade), o time ficou mais desorientado do que estava. Conclusão: erros bobos e uma eliminação justa.

Não fui defensor do Dunga quando ele foi escolhido para treinar a seleção brasileira. Nunca fui. Só acho que nem sempre o técnico é culpado por todas as "tragédias" que acontecem no futebol. É muito fácil culpar apenas uma pessoa pelo fracasso de muitos.

Que venha 2014. Na Copa do Mundo do Brasil, acredito que os brasileiros vão ter mais motivos para sorrir. É o que todos esperam.

Nenhum comentário: