Google

domingo, 21 de dezembro de 2008

Arrependimento mata?

Já virou mania falar "Ah, se arrependimento matasse...". Você provavelmente já disse isso. Mais de uma vez, com certeza. Eu também. Não me arrependo e sigo falando. Mas será que alguém já morreu e se arrependeu? Ou se arrependeu por ter morrido? Nunca saberemos as respostas para estas perguntas...

Tem coisas na vida que não têm volta. Outras têm. Já algumas outras dependemos de outras pesssoas para voltar atrás ou não. Às vezes conseguimos. Outras vezes não. E assim a vida segue. Bola pra frente.

O que me chama a atenção é quando duas pessoas têm vontades, mas o orgulho impede o avanço. Impede uma "voltinha" atrás. E aí? E aí já era. Não há outra alternativa quando o orgulho impera. Não tem cérebro ou coração que resista. É uma pena.

O que fazer? Seguir em frente. Não podemos nos amarrar a coisas do passado se o futuro está batendo logo ali, na nossa porta, pedindo para "entrar". Tenho a impressão de que não existe presente. Vivemos em um tempo que não existe. Nos apegamos a coisas do passado e ficamos idealizando o futuro. Cadê o presente? Ninguém sabe, ninguém viu.

"Ah, se arrependimento matasse..."

Teria feito algumas coisas de maneira diferente, sem dúvidas. Entretanto, digo com convicção que não mudaria muitas coisas. Infelizmente o que mudaria seriam coisas que não deram certo e que podiam ter dado. Podiam. Mas nem por isso desanimo. Creio que não podemos dizer NUNCA para nada nesta vida.

A vida é curta, muito curta para negarmos algumas possibilidades. Principalmente aquelas possibilidades que já deram certo e têm tudo para continuar sendo boas. Por que não arriscar?

Carpe diem
. Nada de memento mori. Arrependimento não mata, só ensina e é vivendo que aprendemos. Nos acertos e nos erros. Vivamos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Viver o presente é a melhor opção! Quando estamos bem no presente, acabamos, mesmo que sem perceber, construindo um bom futuro! Criar expectativas em excesso só nos leva a decepções em excesso também. Nada em escesso é bom. Não esperar e se surpreender é sempre melhor! ;) "Carpe diem". E eu realmente acredito que pra td na vida há uma solução, menos pra morte. Claro que nem sempre depende só de nós essa solução... mas que ela existe, existe! Faça a sua parte, seja otimista. Quando estamos positivos em relação ao mundo, tudo fica mais leve! E o mundo se torna positivo a nós também. Aliás, é uma ótima idéia pra 2009, ein? Começar o ano novo com boas energias!! :D