Google

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Saiba como funcionam as eleições nos Estados Unidos


As eleições nos Estados Unidos estão cada vez mais presentes nos jornais e sites, mas a maioria dos brasileiros desconhece como é o sistema. Para isso o Nos fatos está aqui para ajudar.

Os Estados Unidos vão escolher o seu novo presidente no dia 4 de novembro de 2008. Até lá o país percorrerá um longo caminho, que já começou com a campanha dos pré-candidatos dos dois principais partidos: o Democrata e o Republicano.

Cada partido abre espaço para a disputa presidencial, desde que a pessoa seja americana de nascimento e residente no país há pelo menos 14 anos, e que tenha, no mínimo, 35 anos de idade. A definição do vencedor é uma eleição à parte dentro do próprio partido - chamada de primárias, que começaram no último dia 3 de janeiro.

O presidente não é eleito pelo voto direto, e sim por uma instituição denominada colégio eleitoral. Segundo a Constituição do país, a escolha tanto do presidente quanto do vice depende de delegados estaduais, estes sim escolhidos pelos eleitores.

Cada um dos 50 estados tem direito a um número de delegados proporcional ao total de representantes que existem no Congresso, que é um para cada deputado e um para cada dois senadores. Para quem já entendeu como funciona até aqui, reparou que o tamanho e o número de estados em que cada candidato saiu vencedor, tem mais peso no resultado final da eleição do que o total do número de votos. Parece complicado, mas nem tanto!

O partido do candidato que ganha a maioria dos votos no estado elege sua comissão e o candidato (ou candidatos) que perder naquele estado não ganha nenhum delegado.

Aquele que receber metade mais um dos votos do colégio eleitoral é declarado o novo presidente e assume em janeiro do ano seguinte ao da eleição.

3 comentários:

february star disse...

eu tenho muita vergonha de dizer isso, mas não fazia idéia de que a eleição lá era indireta, hahahaha

gostei daqui =)

João Pedro disse...

Muito boa a explicação. Eu já tinha uma idéia razoável de como funcionava, mas agora ficou tudo mais claro.

Lau disse...

Nada como o nosso sistema eleitoral x)

Morram de inveja D: