Google

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Pedestres terão privilégios em Nova York

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, sonha com a cidade sem automóveis. O político quer transformar a maior metrópole dos Estados Unidos em um lugar ecologicamente correto. Para isso, Bloomberg já começou uma campanha veiculada na televisão, visando sua candidatura para 2010.

De acordo com o jornal “O Globo”, o prefeito quer diminuir o tráfego de veículos em pelo menos 30% até 2013. Um dos planos de Bloomberg é transformar a Times Square em um espaço destinado exclusivamente aos pedestres. O lema da campanha é “Nova York verde”.

O prefeito já determinou que nos fins de semana de verão os trechos da Park Avenue, no Upper East Side, serão fechados para que nenhum carro passe. Também já existem em Nova York as chamadas “ilhas pedestres” em alguns pontos da cidade, como no Meatpacking District, Dumbo e nas cercanias da Water Street.

Bloomberg não quer apenas reduzir a emissão de gases poluentes em 30%. O político também tem o objetivo de plantar um milhão de árvores, obrigar condomínios e empresas a seguirem novas regras de economia de energia e de água, além de incentivar alternativas de energia.

Para que tudo isto funcione, o prefeito quer que os nova-iorquinos deixem o carro de lado e passem a utilizar o metrô com mais frequência. Uma nova mentalidade para uma nova cidade.

Um comentário:

Lara Rebibout disse...

NYGreen já existe há um tempo, tomara que fique cada vez mais em evidencia pra ver se outras cidades seguem seu exemplo :)